Buscar

Sobre pena de morte e prisão perpetua


          Muito se fala sobre pena de morte e prisão perpétua no Brasil. Muitos pedem por isso, aclamam por justiça e cobram por seus direitos (?). Em frente a um crime bárbaro sempre alguém levanta essa questão, pois de fato ficamos horrorizados com tais atitudes cruéis. Mas é um direito seu exigir a morte de outrem?

        Morar em um país onde as leis criminais são burladas por ricos e inflexíveis para pobres. Onde pessoas são influenciadas em massa pela televisão, e muitas custam a ter opinião própria. Onde pessoas são presas por roubarem comida para sobreviver por mais um dia e outras seguem impunes mesmo tendo roubado um país inteiro. Você, em cima dessas e outras muitas questões acredita mesmo que tais punições aqui no Brasil seguiria o linha da “justiça”?  E que não seria apenas mais uma ferramenta de opressão?

          Acredito que temos que rever processos ainda em andamento, onde a própria “justiça” ainda não arcou com as consequências de seus próprios atos, como no caso do Massacre do Carandiru. E pensar também no papel da cadeia, da policia, do governo dentro da nossa sociedade. 


   A justiça do homem é falha.